Processo é feito ao longo do ano nas mais diversas áreas e tem o propósito de gerar conforto e segurança ao público e colaboradores
Além do já conhecido processo de renovação do seu gramado, que contempla várias fases que vão desde exames diários, trabalho de descompactação quinzenal, além da manutenção propriamente dita, como cortes, pintura, adubação, pulverização, entre outras, a Arena das Dunas também realiza uma minuciosa manutenção preventiva e melhorias em suas mais diversas áreas, que muitas vezes não é percebida por aqueles que frequentam seu espaço. Todo trabalho é voltado para a segurança e conforto de seu público e funcionários.
Atualmente com uma equipe de aproximadamente 80 colaboradores, responsáveis por manter os equipamentos em perfeito funcionamento, a equipe conta ainda com o auxílio de 18 empresas de consultoria e os mais modernos softwares de gestão.
Principais manutenções preventivas realizadas ao longo do ano:
* Membrana e pétalas: marca registrada da Arena das Dunas, a parte branca metálica que é vista do lado de fora do estádio, sustentada por um complexo sistema de barras metálicas lanik, recebe periodicamente um minucioso tratamento anticorrosivo, onde é feito um trabalho de selagem e revestimento, que previne o aparecimento de ferrugem e ajuda a proteger as superfícies contra fluídos e corrosão, mantendo a impermeabilidade e durabilidade do equipamento;
* Iluminação, som, cercas, portões e escadas metálicas: outros pontos da estrutura também recebem tratamento especial anticorrosivo, visando a preservação da estética, desempenho e durabilidade. Todas as partes em metal (escadas, cercas e portões) que dão acesso às áreas internas, também são bem cuidadas e recebem um tratamento periódico de revitalização, com a aplicação de revestimentos com propriedades que retardam o processo natural de desgaste e diminuem gastos futuros significativos, garantindo a proteção contra as intempéries da “maresia”, comum em regiões litorâneas;
* Substituição do piso tátil: a Arena realizou também toda a troca do piso tátil em sua área – estrutura de extrema importância na orientação de pessoas com deficiência visual e baixa visão –, dando mais autonomia e segurança na locomoção de quem visita o estádio.
* Também merece menção o processo de pintura e impermeabilização rígida, que previne danos, infiltrações, garante a vida útil da estrutura – diminuindo as chances de futuros prejuízos e problemas estruturais;
* A manutenção contemplou ainda a troca de todas as eletrocalhas – estrutura de sustentação que permite a passagem de cabos, fios elétricos e de telecomunicações – por um novo equipamento feito de fibra de vidro, com alta resistência a efeitos climáticos, agentes químicos e corrosão, com uma vida útil mínima de 50 anos.
“Nossa intenção é continuar oferecendo ao nosso público uma estrutura distinta, de alta qualidade, que desde sua inauguração preza pela segurança e sustentabilidade, estando sempre em perfeitas condições de funcionamento, tudo através do nosso rigoroso calendário de manutenções preventivas, dando continuidade a nossa história de sucesso com um time de colaboradores capacitado e empenhado”, afirma o gerente de operações da Arena das Dunas, Mateus Cunha.
A Arena realiza ainda ao longo do ano vários testes preventivos periódicos no sistema de incêndio, hidrantes, geradores, escadas pressurizadas e refletores, assegurando que tudo esteja em perfeito funcionamento.
A Arena das Dunas é também o primeiro estádio do Brasil a ter o certificado internacional ISO 55001, que é o certificado de gestão e manutenção de ativos. A certificação, renovada anualmente desde 2021, valida os padrões e ratifica a excelência que a organização desempenha na preservação do seu equipamento e na gestão de seus ativos.
Com 114.063,92 metros quadrados de área total em localização privilegiada, em sua estrutura, a Arena possui atualmente capacidade para 31.375 torcedores, e comporta os mais variados eventos de diversos portes. Reconhecida como um centro de excelência em entretenimento, lazer e negócio, o espaço possui atualmente, em seu setor corporativo, o Arena Office, com 35 empresas instaladas no espaço e fila de espera, assim como o Cowork Arena – espaço de trabalho colaborativo para profissionais, empresas e pequenos empreendedores.