América e Santa Cruz vão mandar seus jogos na Arena das Dunas, no Campeonato Potiguar de Futebol 2019. A bola começa a rolar no dia 10 de janeiro, uma quinta-feira (às 20h), com Santa Cruz x América. Na rodada de abertura do Estadual, um dia antes, o Força e Luz estreia fora de casa, diante do Assu, no estádio Edgarzão; ABC e Globo se enfrentam no Frasqueirão e Potiguar e Palmeira jogam no Nogueirão.
O regulamento de 2019 terá uma diferença em relação ao do ano passado. As duas equipes melhores colocadas na soma total de pontos de cada turno (1º e 2º) decidem o título em jogo único. O melhor colocado na tabela tem o mando de campo. Em 2018, quem somou o maior número de pontos no turno foi declarado campeão, sem a necessidade de uma final. Os campeões dos dois turnos se enfrentam na decisão em jogos de ida e volta, mas se alguma equipe vencer os dois turnos, como aconteceu em 2018 com o ABC, será declarada campeã sem a necessidade de uma final.
Gramado pronto para 2019
No final de 2018, o gramado da Arena das Dunas passou por um processo natural de recuperação. “Fizemos um corte vertical, depois a aeração e, em seguida, a cobertura com areia. Até o início do Campeonato Estadual, o gramado vai estar pronto para receber os jogos” afirmou Mateus Cunha, coordenador de projetos da Arena das Dunas.
Só no primeiro turno do Estadual, durante um mês, de 10 de janeiro a 10 de fevereiro, o gramado da Arena das Dunas deve receber 08 jogos, com mandos de campo de América e Santa Cruz. Entre fevereiro e março, ainda tem os jogos do 2º turno do Campeonato Potiguar e um jogo pela Copa do Brasil: Santa Cruz x Tupi-MG.
De acordo com Mateus Cunha, “o ideal seria permitir apenas um jogo por semana para o campo não se deteriorar”. Mas, pelo calendário de jogos do Estadual, a arena poderá receber mais que isso, o que exigirá um pouco mais da equipe de manutenção. “Depende muito, também, da época do ano e da condição do gramado”, atesta Mateus.
Técnica de corte e manutenção
Desde sua inauguração, em 2014, ano em que sediou os jogos da Copa do Mundo, a Arena das Dunas mantém o mesmo tipo de grama: Tifway Bermuda Grass 419, própria para a prática esportiva pela alta qualidade genética. “A grama foi cultivada em Touros (a 80 km de Natal). O gramado ainda é o mesmo da implantação, que é renovado todo ano com essas atividades que foram executadas em dezembro e início de janeiro”, revelou Mateus.
A grama é cortada de três a quatros vezes por semana. Uma máquina é a responsável pelo corte vertical da grama, que tem o objetivo de eliminar o excesso de matéria orgânica acumulada durante o ano. Durante o ano, funcionários da arena, responsáveis pela manutenção do gramado, fazem uma fiscalização diária para verificar a presença de doenças, insetos nocivos ou plantas daninhas. E a cada 15 dias ainda é feito um processo para manter o terreno o menos “duro” possível, através da perfuração de alguns pontos do solo, que ajuda na compactação do terreno e melhora as condições de fertilidade da grama.
História da Arena das Dunas
Construída em aproximadamente dois anos e meio, a Arena das Dunas foi palco de quatro jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil, em junho de 2014. Recebeu mais de 158.000 torcedores durante os dias do Mundial e foi a 3ª melhor avaliada entre as arenas daquela Copa em pesquisa do portal UOL, que abordou itens como alimentação, acesso, voluntários, funcionamento do celular, segurança e limpeza/conforto.
Além da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, a Arena das Dunas tem sediado eventos esportivos importantes, nacionais e internacionais. Entre jogos do Campeonato Potiguar, Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018, Torneio Internacional de Futebol Feminino, com o Brasil de Marta, e até um FLA x FLU, pela 1ª Divisão do Brasileirão, foram realizadas 194 partidas para um público total de 1.150.534; 31 times já pisaram no gramado da arena desde a sua inauguração.
O maior público do pós-Copa foi verificado durante a partida América x Flamengo, que recebeu 30.575 torcedores. A Arena das Dunas foi classificada pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) como a melhor arena do país, sendo o único estádio a receber nota máxima em todos os quesitos avaliados.
A inauguração aconteceu em 26 de janeiro de 2014, com uma rodada dupla: América x Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC x Alecrim, pelo Campeonato Potiguar.
Tabela do CAMPEONATO POTIGUAR 2019 – 1º turno
1ª rodada
09/1 – 20h
ABC x Globo – Estádio Frasqueirão
Potiguar x Palmeira – Estádio Nogueirão
Assu x Força e Luz – Estádio Edgarzão
10/1 – 20h
Santa Cruz x América – Arena das Dunas
2ª rodada
12/1 – 16h
Palmeira x ABC – Estádio Nazarenão
13/1 – 16h
Globo x Assu – Estádio Barrettão
América x Potiguar – Arena das Dunas
Força e Luz x Santa Cruz – A definir
3ª rodada
16/1 – 20h
Potiguar x Força e Luz – Estádio Nogueirão
América x Palmeira – Arena das Dunas
17/1 – 20h
Santa Cruz x Globo – Arena das Dunas
23/1 – 19h
Assu x ABC – Estádio Edgarzão
4ª rodada
19/1 – 16h
Assu x Potiguar – Estádio Edgarzão
20/1 – 16h
ABC x América – Estádio Frasqueirão
Globo x Força e Luz – Estádio Barrettão
Santa Cruz x Palmeira – Arena das Dunas
5ª rodada
23/1 – 20h
Força e Luz x Palmeira – A definir
27/1 – 16h
Santa Cruz x Assu – Arena das Dunas
América x Globo – Arena das Dunas
06/2 – 20h
Potiguar x ABC – Estádio Nogueirão
6ª rodada
30/1 – 20h
ABC x Santa Cruz – Estádio Frasqueirão
Palmeira x Assu – Estádio Nazarenão
Globo x Potiguar – Estádio Barrettão
31/1 – 20h
Força e Luz x América – A definir
7ª rodada
10/2 – 17h
Potiguar x Santa Cruz – Estádio Nogueirão
10/2 – 16h
ABC x Força e Luz – Estádio Frasqueirão
América x Assu – Arena das Dunas
Palmeira x Globo – Estádio Nazarenão
FINAL 1° Turno
20/2 – 20h – A definir